sábado, 14 de abril de 2012

O que é Saúde Suplementar?


         Saúde suplementar é, resumidamente, a saúde paga. Pode ser entendida a partir da Lei 9.656/1998, que define Operadora de Plano de Assistência à Saúde como sendo a pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato de prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor.
          Como a saúde pública não consegue atender a toda a população, o uso de planos de saúde cresce cada vez mais. Além disso, algumas pessoas, de tão insatisfeitas com a saúde que o governo oferece, preferem pagar uma consulta particular do que enfrentar as filas enormes do atendimento público, sem nem ter a certeza de que conseguirão uma consulta.
       A saúde suplementar se resume a isso: o ato de pagar por consultas médicas, ou qualquer outra ligada à saúde, antes ou depois do atendimento. É uma forma que a população encontrou para compensar o que o governo não oferece com qualidade.


Fonte: http://www.fenaseg.org.br/main.asp?View=%7BA51B3D30-1346-4CD1-ADBF-BE3D00C1B605%7D

A finalidade do SUS

O SUS, sistmema único de saúde foi criado com intuito de de ser o sistema de saúde de mais de 180 milhões de brasileiros igualitário e stisfatório para população. Criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira e oferece atendimento médico, desde consultas a operações, promove campanhas de vacinação e propagandas educativas sobre as doenças que mais ataca a sociedade.

Antes do SUS, um dos maiores sistemas de saúde do mundo, ser criado, a saúde não era considerada um direito social. O atendimento e modelo de saúde era divivido em três categorias, que eram: os que podiam pagar pelos serviços de saúde, ou seja privado , os que tinham direito a saúde pública e os que n não possuiam direito algum .

De acordo com a constituição federal o SUS tem uma legislação básica desenvolvida logo que o sistema foi criado. E os deveres e direito do Sus estão assegurados no constituição , começa no artigo 196 e vai até o 200 , nesses artigos já foram feitas várias emendas para o melhor desenvolvimento do sistema.

O artigo 196, para mim o mais importante ressalta que ''
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação''. Este artigo já assegura os direitos da pessoas de ter atendimento médico e coloca como dever do estado, proporcionar atendimento .

O governo junyamente com o Sus criou ações e programas para melhorar a saúde no território brasileiro como o Saúde Toda Hora, Farmácia Popular, UPA 24horas, Combate a Dengue, Bancos de Leite Humano, Programa de Controle do Câncer , entre outros. Todos estes projetos ajudam no melhoramento da saúde pública no país .

Como todos sabemos o Sus ainda tem suas falhas, o governo com sua corrupção e falta de dissernimento , fazem com que a produção do Sus caia e que os avanços sejam mais lentos, porém o Sistema Unico de Saúde foi um projeto brilhante desenvolvido pelo estado e que se levado realmente a sério vai dar muito certo no Brasil .

fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/345/entenda-o-sus.html

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Diabetes, uma doença que vem crescendo cada vez mais.



    O índice de pessoas com diabetes no Brasil é de aproximadamente 12 milhões de pessoas . A diabetes é uma doença onde há uma elevação de glicose no sangue.

 Os alimentos que comemos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar que é absorvido pelo sangue , chamada de glicose. A glicose é usada pelos tecidos do nosso corpo como energia , mas para ter a utilização da glicose é necessário a presença de uma substância desenvolvida no pâncreas chama insulina. 

Quando a glicose não é bem utilizada no nosso organismo , podemos desenvolver a diabetes.
Existem três tipos de Diabetes, a Diabetes tipo 1,  tipo 2, e a gestacional.

A diabetes tipo 1 é conhecida como diabetes insulinodependentes, a produção de insulina produzida no pâncreas é pouca para que a glicose tenha um bom funcionamento , esse tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais freqüente em crianças e adolescentes.

Diabetes não insulinodependente , a tipo 2  corresponde a 90% dos casos de diabetes no país, ligada a obesidade,sedentarismo e maus hábitos alimentares  nesta diabetes encontra-se a presença de insulina no corpo , porém ela é dificuldade pela obesidade , denominado por resistência insulínica.

A diabetes gestacional é a presença elevada de glicose no sangue durante a gravidez, nessa caso  é que as mulheres que têm diabetes gestacional  tem mais chance de desenvolver .

Ao adquirir a doença,  metade dos portadores desconhecem a diabetes pois esta  é pouco sintomática porém quando presentes os sintomas mais comuns são:  urinar  excessivamente, sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada, infecções freqüentes principalmente as de pele.

Para diagnosticar a diabetes é necessário procurar um médico e fazer o teste de glicose, a glicose normal do ser humano é de  no máximo 99m/g, se o resultado exceder o normal há grande risco da pessoa ser diabética.

O governo brasileiro age através do SUS promovendo testes gratuitos de glicose e atendimento médico e nutricional para o portador da doença e promovendo campanhas alertando os perigos da diabetes.

AIDS



  A AIDS é uma doença conhecida em todo mundo, é  incurável, ou seja não tem cura. As pessoas que tem AIDS são chamadas de soropositivas e carregam consigo o vírus HIV (Imunodeficiência humana), apesar de terem o vírus algumas pessoas só manifestam os sintomas da doença depois de algum tempo.

A transmissão mais comum se dá pela relação sexual, no qual um dos parceiros esteja contaminado pode também ser transmitida nas transfusões de sangue,nas práticas de compartilhar agulhas e seringas usadas e na hora do parto e amamentação , se a mãe estiver contaminada.  A doença não se passa através do abraço,beijo, no uso comum de pratos.

Desde quando a AIDS virou epidemia, em 1980, até 2011, o Brasil tem cerca de 608.230 casos registrados de AIDS. A taxa de incidência de AIDS no Brasil foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes de açodo com o Boletim Epidemológico.

No Brasil há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, porém essa diferença vem diminuindo cada vez mais ,  a média hoje em dia é de  1,7 caso em homens para cada 1 em mulheres.

O governo brasileiro vem tomando medidas preventivas para abaixar a incidência de AIDS no país, uma delas é a distribuição gratuita de preservativos em postos de saúdes , colocando propagandas de conscientização nos meios de comunicação e providenciando testes gratuitos de sangue para que se possa saber se o indivíduo está doente ou não.

A prevenção e o sexo seguro são importantes para a não proliferação da doença. É necessário a conscientização da população   e a mobilização de órgãos de saúde par que o índice da doença caia cada vez mais .



Para saber mais: www.aidsbrasil.com.br

Saúde Pública:um direito de todos

                A saúde é um dos bens mais preciosos para o ser humano,portanto este deve zelar por ela.A saúde é de extrema importância para a sociedade pois através dela nasce a qualidade de vida que é o que todo cidadão almeja atingir,exercendo assim seus direitos.
               De acordo com o meio jurídico,a saúde é considerada um dos direitos fundamentais,pois através dela é colocada em prática o direito a sobrevivência e o direito a vida que podem ser considerados os direitos de mais importância.
               Infelizmente,na sociedade brasileira,uma boa parte da população não tem ascesso a medicamentos,uma vez que estes apresentam elevados custos.Em consequência disso essas pessoas acabam tendo que recorrer ao fornecimento de medicamentos de forma gratuita,ou seja,através de programas governamentais.Quando se trata de medicamentos de auto custo,é difícil realizar este procedimento com sucesso,o que resulta na ineficácia do tratamento.
                Com isso,é necessário a essas pessoas recorrer a justiça para terem seus direitos assegurados,assim como garante o Artigo 196 da Constituição Federal,o qual afirma ser a saúde um direito de todos e dever do Estado,garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença,de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação.







Postado por : Ana Luíza Lacerda e Carolina Gervásio

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O fornecimento de medicamentos e o sus


   O SUS (Sistema Único de Saúde)  fornece alguns medicamentos para a população. De acordo com o Ministerio da Saude,todos os medicamentos  utilizados são estratégicos pois servem para tratar de doenças endêmicas,ou seja, doenças que existem constantemente em determinado lugar acometendo muitas pessoas. São exemplos dessas doenças:  tubercuse, hanseníase, endemias focais,DST/ Aids e hemoderivados. O  Ministerio da saúde adquire os medicamentos e os repassa para os estados.
   A lista oficial de medicamentos fornecidos pelo SUS passou de 550 para 810 itens. De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça),os medicamentos de custo mais elevado são de responsabilidade da União, os de menor complexidade são de responsabilidade do estado e os demais ficam a cargo dos municípios.
   Ate o ano passado só constavam na lista medicamentos considerados de atenção básica,ou seja,considerados itens “essenciais”,que serviam para tratar de doenças mais recorrentes. Até então não estavam inclusos os medicamentos que tratavam de doenças raras e complexas,nem vacinas e insumos (recursos básicos necessários à produção ).
   De acordo com o portal da saúde do governo, para obter gratuitamente os medicamentos é necessário que o usuário apresente receita medica às unidades do SUS. Cada município tem autonomia na distribuição dos medicamentos,devendo fazer sua lista de pedidos de acordo com a demanda da população.
    Infelizmente, muitas vezes falta remédios para atender toda a população.

Os transplantes de orgãos no Brasil


    O numero de transplantes realizados no Brasil vem crescendo cada vez mais. O pais tem investido muito na especialização  de suas equipes. Hoje contamos com mais de 200 equipes especializadas . A maioria dos médicos fizeram pós- graduação na Europa e nos Estados Unidos com a ajuda de financiamentos feitos pelo governo brasileiro.
    O Brasil possui 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar  transplantes.  Trata-se de um dos maiores programas públicos  de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Alem disso, o Sistema Público de Saúde financia mais de 95% dos transplantes realizados no Brasil e também subsidia todos os medicamentos imunossupressores para todos os pacientes, incluindo azatioprina; ciclosporina; tacrolimus; micofenolato-mofetil; rapamicina e anticorpos contra receptores de linfócitos (OKT3, anti-IL-2R).
    Nosso pais é também o segundo que mais faz transplantes renais,perdendo apenas para os Estados Unidos. O numero de transplante de pâncreas também apresentou um aumento de 20% nos últimos anos. Em contrapartida,os transplantes cardíacos não estão tendo o desenvolvimento esperado. Esse problema deve-se,provavelmente, ao fato de não termos equipes de cardiologistas e cirurgiões cardíacos prioritariamente dedicados a este procedimento.
  A legislação brasileira apresenta uma lei (Lei nº 9.434/1997 e Lei nº 10.211/2001) na qual afirma ser a doação de órgãos algo gratuito e que seja beneficente aos receptores e não maléfica aos doadores vivos.
    Alem de investir na capacitação de profissionais para realizar os transplantes de órgãos o governo também tem realizado muitas campanhas publicitárias para conscientizar a população da importância do ato de doar  seus órgãos . Mas,infelizmente,mesmo com todo esses esforços ainda temos muitos pacientes aguardando na fila de espera por uma doação.
    É importante que as pessoas informem aos seus familiares o desejo de ser um doador,assim poderemos salvar muito mais vidas! Vale lembrar também que, no caso de alguns órgãos,a doação pode ser realizada em vida (é o caso dos rins,medula óssea,parte do fígado ou do pulmão ) .

Saúde pública e planejamento familiar


Quando Thomas Malthus fez sua previsão acerca do crescimento populacional, errou por pouco. Segundo ele, a população cresceria em progressão geométrica enquanto a produção de alimento o faria em progressão aritmética resultando na fome e miséria generalizadas. 
Acontece que, embora a humanidade tenha descoberto métodos mais eficazes e mecanizados de produzir e distribuir alimento, o crescimento desordenado da população de um país acarreta graves falhas na estrutura social como na previdência, taxa de desemprego e criminalidade, alfabetização e saúde pública. Nas camadas mais baixas da sociedade a consciência do planejamento familiar ainda não chegou, deveria ser proposta pelo governo, mas os métodos contraceptivos esbarram nas convicções religiosas.
Porém, uma vez que o Estado é laico, esse tipo de decisão deveria ser conferido a quem tem conhecimento científico (e não teológico unilateral cristão) do assunto, por exemplo: os conselhos de ética médica estão muito mais aptos a propor quais são os métodos seguros e viáveis, cabendo a cada cidadão, de acordo com suas crenças ou convicções decidir por si quais deles lhe são convenientes. 
A questão do aborto deve ser discutida, e não simplesmente evitada e negada como um tabu. Mesmo porque não é segredo que existem clínicas clandestinas que realizam práticas abortivas em condições precárias expondo além de tudo a integridade física da gestante. Do mesmo modo que FHC defende e traz à tona a discussão sobre a legalização das drogas, o planejamento familiar também deve ser pensado. Dessa forma a nação, que é formada por indivíduos de vários credos ou nenhum, não fica à mercê das decisões de um líder de uma religião com a qual não tem sequer algum vínculo.

Sites para mais informações sobre Saúde

Aqui está uma lista de alguns dos melhores sites sobre Saúde num modo geral:

ABC da Saúde:
  Portal direcionado ao público em geral que tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas de saúde com mais de 750 artigos escritos por mais de 30 especialistas.

http://www.abcdasaude.com.br/ 


Portal da Saúde - Ministério da Saúde:
 Portal de Saúde do Governo, vinculado ao SUS, com informações sobre os serviços prestados, programas, orientação e prevenção de doenças, sobre o Ministério da Saúde, história da Saúde Pública, entre outros.
http://portal.saude.gov.br/saude/


Cruz Vermelha Brasileira: 
A Cruz Vermelha é uma organização internacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é prestar socorro e assistência às pessoas vítimas de guerras e catástrofes naturais. No site é possível encontrar notícias e além disso a possibilidade de se tornar voluntário nessa causa
http://www.cruzvermelha.org.br/index.php 


Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.  Com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. 
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home 



Site do Doutor Draúzio Varella: 
Contém todos os tipos de informações sobre doenças e prenvenções, sexualidade (AIDS), envelhecimento, saúde da mulher, dependência química, obesidade, além de uma Enciclopédia da Saúde completa


E ainda existem vários sites que contém informações sobre Saúde, para encontra-los o Dr. Google é sempre útil. 




Crianças Saudáveis - Dever dos pais!

       A obesidade infaltil é um problema que cesceu muito nos últimos anos, por causa, principalmente, dos alimentos industrializados. Esses tipos de produtos são práticos, rápidos, tem longa durabilidade, são bem aceitos e tem preços acessíveis. Os alimentos industrializados geram muito lucro, e as crianças amam porque tem personagens infantis, vem com surpresa pra colecionar, são coloridos e muito saborosos.  Mas o problema é que eles são ricos em calorias, açúcar, sódio e gorduras saturadas que fazem mal à saúde.
       Quem deve tomar o maior cuidado são os pais, para que seus filhos de alimentem de forma correta, pois uma criança obesa pode sofrer muitos riscos tanto psicosociais como da própria saúde.
       A obesidade pode ser causada por hábitos allimentares ruins, sedentarismo, genética ou fatores metabólicos e endócrinos. Mas as crianças podem evitar essa doença tendo uma alimentação saudável e balanceada, consumindo alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas e legumes e verduras, evitando os alimentos industrializados, principalmente as guloseimas, preferirindo brincadeiras que exijam movimentos como correr, pular, nadar, etc. e praticando atividade física regularmente.
       Além disso, os pais devem estar sempre atentos às informações sobre este problema. Devem saber que uma ‘criança gordinha’ não é necessariamente uma ‘criança saudável’, que pais magros podem ser ter filhos obesos e que se uma criança está acima do peso não sgnifica que ela sempre ficará. Esses pais não deveriam se preocupar tanto em mimar seus filhos pois a saúde deles deveria vir em primeiro lugar. Portanto, é importante saber negar pedidos de balas, chocolates, hambúrgueres e outros guloseimas.
       É normal que uma criança se sinta atrída por todas essas coisas que fazem mal. Não vemos na televisão propagandas que incentivem o consumo de frutas e legumes, somente de redes que vendem refrigerantes, sanduíches, doces, pizzas e outros produtos do tipo. A mídia quer vender, não cuidar da saúde de crianças por todo o país. Os pais é que tem esse dever.
       Segue abaixo uma lista de ERROS cometidos pelos pais, que pode ajudar na prevenção da obesidade infantil. Fiquem atentos para que não cometam nenhuma das qustões:
  1. Não amamentar o tempo estebelecido pela OMS.
  2. Adoçar as primeiras refeições apresentadas às crianças.
  3. Apresentar alimentos saudáveis depois da criança grande.
  4. Misturar toda a comida.
  5. Oferecer somente os alimentos que agradam seu paladar.
  6. Não respeitar o limite de saciedade da criança. Muitas vezes, o excesso de comida é incentivado para que se tenha direito à sobremesa.
  7. Preocupar somente com a quantidade ou com a qualidade, enquanto deveria se preocupar com os dois.
  8. Dar guloseimas para a criança sem ela pedir.
  9. Ser extremista e proibir guloseimas.
  10. Não ser um bom exemplo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Esperança

         Existe um movimento, que vai se tornando mundial, de insatisfação com a má gestão dos recursos e impostos arrecadados e que se reflete na má qualidade de vida do cidadão.
         É preciso pensar nas esperanças espezinhadas, no desencanto de milhões de pessoas honradas que trabalham duro e que agora estão abandonadas, precisando ter esperança.
         Esperança de algo melhor. Honradez e transparência. Não a palavra vazia, que se torna banal demais. Queremos cuidado com o povo, lealdade com os bons princípios, nada de promessas vagas: cuidado, proteção, orientação, acolhimento, resolução das necessidades mais básicas, que não são apenas comida, mas saneamento, higiene, estudo, saúde. A gente quer ver pais, filhos e avós acolhidos e atendidos, quando doentes, que é quando nos fragilizamos mais.
         Talvez é a hora de substituir as promessas eleitorais pela parceria que não seja para explorar, ludibriar e espezinhar, mas para apoiar, estimular, merecer confiança e construir um mundo possível. Porque não é impossível muda para melhor. A postura maior tem que ser dos governos, dos líderes, das autoridades para se ter de verdade a tão sonhada esperança e confiança que todo ser humano merece.

Crack

Segundo o psiquiatra Marcelo Ribeiro de Araújo " o crack já se interiorizou. Hoje, 98% das cidades convivem com esse problema". O que é extrema verdade.
O crack nunca esteve tão presente na sociedade como está ultimamente. As políticas públicas a favor do enfrentamento do vício são recentes, começaram nos anos 2000. Porém o que dificulta demais o tratamento é muitas vezes o próprio preconceito contra ele, porque pra muitas pessoas a melhor solução pra isso ainda é ''acabar" com os usuários.
Maior do que isso, é a maneira como a a sociedade e o próprio Governo ainda trata essa situação do Crack. Ainda tratada como uma questão de segurança pública, os dependentes são vistos como marginais perante a sociedade, mesmo porque o próprio uso da droga os leva a parecer como tais, sendo o crack uma droga de característica impactante e de uso em grupos e em lugares abandonados, características que vem do próprio uso da droga.

Cracolândia - São Paulo

 O exemplo da Cracolândia retrata isso. Tirar as pessoas de lá, a força, não vai dar em resultado nenhum, não vai resolver o problema da dependência, eles só irão mudar de lá e com o trauma, se viciando ainda mais. A melhor maneira, e a correta, seria tratar essa questão, como uma questão de saúde Pública. É preciso, além de tirar eles do ambiente propício, oferecer serviços a esse indivíduos, auxílio, para que com a recuperação ele volte a ser um cidadão ativo dentro da sociedade.
Mas só o fato de se falar muito mais nisso hoje do que antigamente, já se estuda muito sobre isso, crescendo os serviços de tratamento e assitência. Porém é só o começo, mas um bom começo. 




segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planos de Saúde X SUS

       Ultimamente os planos de saúde tem superado o SUS em Belo Horizonte. Com o péssimo atendimento da rede pública de saúde, as pessoas entenderam que pagar pelo seu bem estar é melhor do que ficar esperando nas imensas filas dos hospitais públicos.
       Mais da metade da papulação da capital mineira (aproximadamente 54%) usam algum plano de saúde, podendo assim ter acesso ao atendimento em hospitais e consultórios médicos particulares. Mas com tantas pessoas aderindo a esses planos, os convênios começam a ter problemas semelhantes aos da rede pública. A lista de espera por exames em clínicas particulares através do plano de saúde pode ser grande e há também falta de leitos para os portadores do convênio.
       Os planos de saúde caminham para o mesmo patamar do SUS. É claro que, quanto mais pagamos, melhor vai ser o entendimento, por isso o atendimento privado quase nunca deixa seus pacientes na mão. Muitos dizem que a culpa do mau atendimento da rede pública é do governo. Sim, ele tem a responsabilidade de melhorar a decadência em que se encontra o SUS, mas e os planos de saúde? O seu atendimento não é sempre bom, muitas vezes não cobre procedimentos urgentes, medicamentos ou exames. Acho que o que mais precisamos é de mais proficinlaismo nessa área. A saúde deveria deixar de ser um mercado, um negócio com que se ganha uma fortuna, e passar a ser um bem natural de todos.
       Nós temos que tratar nosso bem estar em primeiro lugar, nossa qualidade de vida. E, mais do que ninguém, os proficionais dessa área e os grandes governantes que tem o poder de intervir, deveriam entender isso. Primeiro a saúde do povo, depois o lucro sobre ela.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68043:planos-de-saude-superam-o-sus-em-belo-horizonte&catid=45:cat-seguros&Itemid=324

O governo concluiu que o SUS vai mal. Que ótimo!

      Numa escala de 0 a 10, o Brasil tirou a nota 5,4. Apenas 1,9% dos brasileiros vive em cidades com índice de 7 em diante.
      Tão frios como esses números, é ver pessoas morrendo por falta de atendimentos médico adequado, greves em hospitais que atendem à população mais carente e revoltante é constatar que, aos poucos, os cidadãos esquecerão o assunto como se ele fosse o mais irrelevante de suas vidas.
       Deve-se enxergar nessa divulgação a pesquisa do SUS uma ótima notícia, pois saímos das eternas reclamações para uma informação concreta. O IDSUS é uma radiografia feita nesse país disforme e cheio de desigualdades regionais que é o Brasil.
       Saúde pública só vira assunto às vésperas de cada eleição. Aí o grito é geral, a discussão é rasa e quase sempre impera a regra "abafa o caso".
        Não há pressão popular por melhorias na intensidade necessária. O que não dá mais para aceitar é justamente o não-debate, nem a indiferença de que mais cedo ou mais tarde, o Brasil terá de fazer escolhas. Terá que decidir quais remédios, quais serviços e em que situações o SUS deve oferecê-los.
        É preciso reconhecer que o Sistema Único de Saúde não é o único. Há no Brasil dois SUS. O que funciona e o que fracassa, e este dado não pode ser restrito aos médicos, nem aos economistas. É preciso sentir que eles dizem respeito a todos nós.

DST e Preconceito: podem ser previnidos

       A educação sexual é uma questão que não é tratada com clareza, não só em Belo Horizonte, mas em todo o Brasil. Se houvesse uma maior atenção sobre este assunto muitos problemas poderiam ser evitados. Os índices de doençãs sexualmente transmissíveis (DST) seriam menores, a gravidez precoce poderia ser evitada, até mesmo o preconceito diminuiria, já que a opção sexual pode ser incluída nesse assunto.
       A cidade de Belo Horizonte deveria investir em projetos para que essa educação comece nas escolas, com adolescentes em idade adequada. Um dos problemas para o desenvolvimento desses programas vem da própria família, já que muitos pais pensam que quanto mais longe os filhos ficarem de tais assuntos será melhor. Estão completamente enganados, pois num mundo como o de hoje, quanto mais nossas crianças souberem, aprenderem de forma adequada, será melhor. Seria ótimo se esses pais, que pensam que protegem os filhos lhes nagando informação, começassem a olhar para o futuro. Seus próprios filhos correm o risco de contrair doenças como AIDS, contrair o víris HPV, se tornarem pais com 13 ou 14 anos e consequentemente praticarem aborto, que é ilegal. Se a informação chegar até eles tudo isso pode ser evitado.
       Quanto ao preconceito, estamos no século XXI. Já está mais do que na hora de todos entenderem a diversidade dos nossos semelhantes. A opção sexual deve ser tratada com respeito e esse respeito deve crescer na consciência de cada brasileiro (ou melhor, de todos ao redor do mundo) desde cedo. Se isso acontecer, qualquer opção sexual será normal.
       Há um velho ditado que diz: ‘antes previnir do que remediar’. É hora de começar a pensar no futuro, e cuidar para que doenças que já são tão comuns entre nós, não nos atinjam mais. Existem maneiras tão fáceis de previnir a AIDS, o HPV. E não só as doenças: podemos também previnir a gravidez indesejada e o preconceito. Este último, pode deixar de existir se as crianças começarem a conviver com a informação de que as diferentes opções sexuais são completamente normais.

MAIS INFORMAÇÕES PARA UMA MELHOR PREVENÇÃO:

Os principais sintomas das DSTs são:
- Coceira ao redor da vagina e/ou corrimento vaginal
- Corrimento/secreção na uretra peniana no homem
- Dor durante o sexo, ao urinar, ou na região da pelve
- Dores de garganta após sexo oral
- Dores no ânus após sexo anal
- Lesões de tipo cancro, não dolorosas na área genital, ânus, língua e/ou garganta
- Urina escura; urinar a todo momento; fezes mais claras
- Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital
- Febre, dor no corpo, gânglios linfáticos aumentados
- Perda de peso, suores noturnos, cansaço inexplicável, infecções raras acontecendo
- Verrugas cor da pele na área genital 

Diagnóstico
A maioria das DSTspode ser diagnosticada por um exame local pelo médico. Exames de sangue e culturas de secreções retiradas das áreas genitais podem também identificar o agente causador da doença.
Prevenindo as DSTs
Todas as pessoas que tem relações sexuais estão sob risco para as DST. Assim, alguns cuidados são importantes ao escolher o parceiro sexual, e no ato sexual propriamente dito. As principais recomendações são:
1. Escolha do parceiro(a) sexual - O ideal é que as relações sejam monogâmicas estritamente
2. Se isso não for possível, evite relações com pessoas portadoras de DSTs
3. Limite o número de parceiros(as) sexuais - quanto maior o número, maior o risco que você se contaminar, ou de disseminar uma infecção da qual você seja o portador
4. Procure por sinais de DSTs em seu parceiro(a) - verrugas, secreções, lesões de pele, etc.
5. Não tenha relações sexuais se você está em tratamento para uma DST
6. Use sempre a camisinha, inclusive para sexo oral e anal - lembre-se, estas também são formas de relação sexual e través das quais uma doença pode ser transmitida
7. Use espermicida (nonoxinol-9) juntamente com as camisinhas - o espermicida pode ajudar a matar alguns dos germes que causam as DSTs
8. Lave os genitais com água e sabão e urine logo após a relação sexual - isso pode ajudar a limpar germes (caso existam), antes que eles tenham a chance de infectá-lo(a)


Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4126&ReturnCatID=1784

domingo, 8 de abril de 2012

Vamos vencer a dengue !

                A vida agitada nos grandes centros urbanos,o estresse,a falta de tempo para uma alimentação saudável e principalmente um bom destino para os entulhos gerado pelas pessoas,tem feito com que o número de pessoas infectadas pela Dengue aumente relativamente na época do verão.
Na década de 1990 a Dengue foi considerada uma doença epidêmica no Brasil,pois provocou centenas de vítimas fatais no país.A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti transmissor também da Febre Amarela,o mosquito mede menos de um centímetro,e possui uma coloração café ou preta com listras brancas .No verão o índice de proliferação sofre aumento,uma vez que o mosquito precisa da umidade gerada pela água parada,para poder depositar os ovos.
                O Governo sempre lança campanhas para combater a contaminação da doença na população,e a única forma de evitar é a PREVENÇÃO, mesmo com as campanhas realizadas todo o ano,o combate depende única e exclusivamente de cada um de nós.Essa prevenção consiste em combater os focos de acúmulo de água como latas,embalagens,copos de plástico,tampinhas de refrigerante,pneus velhos,vasos de plantas,jarros de flores,garrafas,tambores,cisternas entre outros.
Algumas medidas para combater a Dengue são:



As campanhas existem apenas para auxiliar,orientar a população, cabe a nós agir para que esse mal não se torne mais uma vez uma doença devastadora em nossa sociedade,se cada um fizer a sua parte,pensando em um bem comum para toda a sociedade,a dengue não será mais um problema ! 


Fonte : http://www.infectologia.org.br (acessado em 8 de abril de 2012)


sábado, 7 de abril de 2012

A saúde publica no Brasil, um problema social que sempre existiu.


A saúde publica no Brasil só passou a ser tratada efetivamente pelo estado, na década de 1930. Com a crescente industrialização e desenvolvimento econômico, começa e existir uma grande e precariedade no trabalho e logo o governo e Getúlio Vargas teve que tomar algumas providencias com politicas publicas para manter o controle social. Foi dividida então entre dois setores, uma da saúde publica e outra no de medicina previdenciária. A saúde publica nessa época era para toda a população e se restringia principalmente em campanhas de higienização e de combates a endemias, coordenada pelo departamento Nacional de saúde. O segundo estava criado para instituições de aposentados e pensão cujo sistema obviamente era precário e na maioria das vezes não atendia a todos, como ainda acontece hoje.

Com a tomada dos militares ouve uma maior intervenção do estado, caracterizada  pela bilateralidade da situação, ao mesmo tempo que se ampliou a cobertura  da segurança social através da unicação da previdência social, ouve uma politica favorável ao capital privado. Uma situação onde havia exploração dos seguros de saúde e da previdência, além de serviços sociais dentro da própria empresa. O final dos anos de 1970 foi marcado por lutas sócias, o que contribuiu para uma mudança favorável á saúde. O principal fato segundo reportagens da época foram os debates em cima da democratização, ser uma coisa de todos e para todos, não apenas para poucos privilegiados... Deveria haver uma igualde.

Os principais avanços se deram principalmente com a criação do sistema único de saúde (SUS), a saúde que antes era baseada em cima de ações de prevenção a doenças e promoção publica, passa a ser, pelos menos na teoria, um direito de todos e obrigação do estado em cumprir esse papel de igualdade. Porem não e exatamente assim que ocorre, deixando o Brasil como um dos piores países do mundo com politicas publicas relacionadas a saúde, um pais que vem crescendo em um nível excelente deveria voltar seus olhos para a própria população, buscando acima de tudo um bem estar e um desenvolvimento saudável para todo o país.
Revolta da vacina - 1904

Por que?

Por que a saúde pública no Brasil é tão ruim? Por que os serviços e atendimento são de baixíssima qualidade e em quantidade inadequada para a população? Será que quem tem um plano de saúde privado passa pelo mesmo problema?




Mesmo com os grandes gastos na saúde pública, a falta dos recursos médicos ainda existem, principalmente nas regiões mais afastadas das metrópoles e nas periferias das grandes cidades brasileiras. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) fez um estudo comparando os gastos em saúde no Brasil em relação aos outros países. O estudo mostrou que no Brasil são gastos 7,6% do PIB por ano na saúde, sendo destes, 45,6% é do setor público e o restante corresponde aos gastos no setor privado, sendo que no Brasil o setor privado cobre 48 milhões de pessoas por meio de planos de saúde, atendimentos avulsos, hospitais e outras formas, geral uma receita de US$ 27,2 bilhões por ano. Em relação aos países mais ricos o Brasil, o Brasil gasta muito menos em saúde, apesar de ter também uma renda mais baixa.
Isso tem levado o programa público de saúde o SUS a atender quase que exclusivamente as pessoas mais pobres, até porque as pessoas que trabalham em grandes empresas e fábricas em geral são cobertas por algum plano de saúde privado. E a própria população não se manifesta contra isso que realmente acontece e que afeta a todos que se encontram nessa situação. E esse é o principal motivo pelo qual a saúde pública é tão caótica no nosso país, além das autoridades e a sociedade não dar atenção devida as pessoas que realmente necessitam dos atendimentos no setor público, a própria população não se organiza a fim de criar um movimento firme e forte, de forma eficaz, porque só assim os gastos com saúde irão aumentar e a qualidade e a quantidades dos serviços melhorariam significativamente, sendo atendidas com o devido respeito e dignidade nos postos de saúde e hospitais pelo país. Porque corrupção e falta de vontade política das autoridades responsáveis sempre vai existir. Cabe a nós mudar o quadro. 

Campanha da Fraternidade 2012


        Campanha da Fraternidade 2012

     A Campanha da Fraternidade 2012, da conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ), começou no dia 22 de fevereiro, tendo como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. Todos os anos, desde de 1964, a Igreja Católica propõe um assunto para ser alvo de reflexão.
     O lema será “ Que a saúde se difunda sobre a terra”, a campanha será aberta pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.
    De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é refletir sobre a realidade da saúde no país, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos doentes, e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde.
    O padre Áureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para ação pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte , destaca que temos que ver a saúde como um “dom de Deus” e procurar uma melhor qualidade de vida.
    O tema eleito promete gerar uma grande mobilização popular. Não faltam motivos, já que esta previsto o corte de 5,5 bilhões de reais no orçamento deste ano.
    E diversas entidades querem buscar apoio para a modificação do projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29. A proposta não agradou às associações de profissionais, conselhos regionais de medicina e secretárias municipais e estaduais de saúde.
    Esses projetos são muito importantes para a conscientização da população sobre o sistema saúde pública, que esta precário em todo o país.

Alcoolismo: um dos principais problemas de saúde publica no Brasil


O Brasil e o quarto maior produtor de bebidas destiladas do mundo. Apesar de em países ricos a acessibilidade a bebidas ser maior, o consumo é moderado, devido a campanhas, normas de uso da bebida, rigor na venda para menores de idade, regulamentação no preço, dentre outras coisas. Apesar da venda de bebidas para menores de idade sem proibida no Brasil, estudos revelam que não é isso que ocorre, segundo o levantamento feito na cidade de Paulinha, na região de Campinas 90,4% dos donos de estabelecimentos, admitem nunca terem checado realmente a idade do adolescente e outros 80% nunca nem pediram documentos. Um problema sério, que não recebe a devida importância e preocupação do governo.

Os efeitos do álcool em curto prazo a maioria das pessoas já conhece, ressaca, cansaço e má aparência. Em longo prazo porém a coisa fica um pouco mais séria, a ingestão esta associado a varias outras doenças, como câncer de mama, câncer oral, doenças cardíacas, derrames cirrose hepática dentre outros, o consumo de álcool pode também trazer problemas mentais, infertilidade e perda de memoria

Estudos realizados pela organização mundial de saúde revela que o alcoolismo já é a terceira maior doença do país, perdendo apenas para doenças do coração e tumores, estudos revelam também que 5,6% de todas as mortes de homens ocorridas no planeta e 0,6% de mulheres são atribuídas ao consumo de álcool. A pergunta é: o que o governo está fazendo ou pretende fazer em relação a isso?

            ‘’quanto maior o preço, menor o consumo. ’’

É apenas o que o governo tem a nos dizer... Será que é o suficiente?

sexta-feira, 6 de abril de 2012

IDSUS - índice de desenvolvimento do SUS


 IDSUS - índice de desenvolvimento do SUS


    O índice de desenvolvimento do SUS – IDSUS, divulgado no dia 1 de março pelo Ministério da Saúde, foi alvo de críticas e polêmicas por parte professores e pesquisadores da aérea da saúde. Segundo alguns pesquisadores o índice não corresponde à realidade da saúde pública no Brasil. A avaliação é reducionista por adotar notas individuais e não corresponder aos critérios de isenção, multidimensionalidade e abordagem por municípios. E a nota divulgada, em âmbito nacional, foi de 5,47%.
   O diretor do Cebes faz uma analogia com a saúde de um paciente para explicar a questão do IDSUS, “se eu não consigo dar nota para a saúde de uma pessoa, imagina para um município, o ideal é se avaliar cada critério, como se faz com um paciente ao se analisar os sintomas”.
   O Ministério da Saúde tem feito avaliações isoladas. Já o IDSUS soma consulta pré-natal, com dados de escovação supervisionada e mamografias. O próprio governo tem um decreto que estabelece que a saúde deve ser analisada por redes assistenciais e por regiões de saúde, e não por municípios, mas o IDSUS faz abordagens por municípios.
   Sugiro que nas próximas avaliações acabe com a nota individual e adote conceitos. Se é para avaliar a saúde no Brasil, que seja como um todo, tanto o SUS quanto os planos privados e veremos o resultado conjugado.

O combate a dengue em Belo Horizonte


        O combate a dengue em Belo Horizonte

      A Prefeitura de Belo Horizonte, com o seu trabalho de combate a dengue, é referência em todo o país. Cerca de 1.200 Agente de Combate a Endemias ( ACE's ) fazem o monitoramento constante da presença dos mosquitos Aedes aegypti em Belo Horizonte.
     Os ACE's fazem orientam e informam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação do mosquito da dengue.
     Os agentes visitam, aproximadamente, 800 mil residências e estabelecimentos a cada dois meses. Essa atividade é chamada de tratamento focal. Locais que são considerados estratégicos, como, floriculturas, ferros-velhos e borracharias, são vistoriados de 15 em 15 dias.
     Outra forma de ajuda ao combate a dengue, são os mutirões de limpeza, que podem ocorrer em dois formatos: intersetoriais e regionais. Os intersetoriais são uma união de esforços entre a Secretária de Saúde, Superintendência de Limpeza Urbana e secretárias de administração regionais. O recolhimento é feito durante o primeiro semestre, época de maior registro de casos. Já os mutirões regionais são feitos pelas secretárias regionais realizados durante todo o ano.
     Esses são projetos muito eficientes que ajudam na erradicação da dengue em todo o país, para uma melhor qualidade de vida e saúde. E em Belo Horizonte, principalmente, esse trabalho é levado muito a sério e vem obtendo um resultado satisfatório.

Um 'quase' paraíso para o tratamento do câncer

       No dia 25 de maio de 2011 foi inaugurada a área de tratamento de câncer para crianças e adolescentes no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa partiu de uma parceria entre o Instituto Ronald McDonald e a Fundação Sara, e a construção do local contou com a participação de uma legião de voluntários.
       Com promoções como o McDia Feliz, feita em restaurantes das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ipatinga e Governador Valadares,  e a campanha dos cofrinhos, que contava com a doação dos trocos dos clientes do McDonald’s, foi possível a arrecadação de uma grande quantia em dinheiro. Além disso, houve ajuda também do torneio de golfe do Instituto Ronald McDonald realizado em 2008, do Fundo Nacional e do fundo McDia Feliz.
       A unidade onco-hematológia pediátrica tem capacidade para atender 30 pacientes por mês acompanhados pela Oncologia e 558 pela Hematologia. Esse espaço poderia atender pacientes infanto-juvenis de 0 a 16 anos, se estivesse em funcionamento. São 798,50 m² de área total, com 20 leitos distribuídos em 4 enfermarias para internação e 2 leitos em quartos isolados com ar filtrado para pacientes recém transplantados. Há também um refeitório e todas as instalações necessárias para as atividades médicas. A unidade conta com uma brinquedoteca, com playground e vários brinquedos destinados aos pacientes.
       É um ótimo investimento para nossas crianças e jovens, não é mesmo?
       Seria... Se estivesse sendo usado.
       Todo esse excelente espaço está completamente parado, sem atender uma única pessoa. Todos esses recursos, resultado de uma grande campanha, de uma grande preocupação da papulação em ajudar o próximo, estão sendo desperdiçados. Isso ocorre pela falta de funcionários, os quais o hospital não pode contratar, já que não dispõe de renda sufuciente para o pagamento destes.
       Esses funcionários devem ser contratados a partir de concursos públicos, sendo assim responsabilidade do Estado. Mas a burocracia impede este feito, pois é preciso que o Ministério Público, junto a outros orgãos como o Ebserh, tome frente para a realização desse concurso.
       É triste ver toda essa conquista colocada de lado. Foram anos de arrecadação, de ajuda, e quando finalmente a luta leva a algo realmente produtivo o próprio Estado se coloca à frente como um impecilho. Este mesmo Estado, diz fazer o melhor para os brasileiros. Mas, neste caso, os brasileiros que são donos dessa vitória e o papel do governo é simples: apenas um empurrãosinho para que o sonho se concretize e nossas crianças poçam se tratar em seu pequeno paraíso, bem aqui na Terra.

Fonte: http://www.instituto-ronald.org.br/index.php/noticias/imprensa/285-hospital-das-clinicas-de-belo-horizonte-inaugura-unidade-de-onco-hematologia-pediatrica
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/02/23/interna_gerais,279493/burocracia-mantem-fechada-ala-de-tratamento-de-cancer-ha-quase-dois-anos.shtml


quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROJETOS QUE DISPÕEM SOBRE SAÚDE




Ref. PROJETOS QUE DISPÕEM SOBRE: SAÚDE
023 Inclui Higiene Bucal no Currículo Escolar Municipal.
028 Cria o Serviço de Planejamento Familiar.
029 Cria o Conselho Municipal de Saúde do Município.
030 Cria o Cadastro Municipal de Alimentos Caseiros.
033 Dispõe sobre Taxas de Saúde e Fundo Especial de Serviços Sanitários.
045 Prevê a existência de Cadeiras de Rodas e Macas para transportar pacientes dos Postos de Saúde do Município.
060 Dispõe sobre o Exame de Vista de Aluno na Rede Municipal de Ensino.
073 Dispõe sobre separação, acondicionamento, coleta interna e externa e destino dos resíduos de Serviços de Saúde.
076 Dispõe sobre a coleta, transporte e destino de resíduos sólidos hospitalares (Lixo Hospitalar).
077 Proíbe a venda de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Fogos de Artifícios, a menores de 18 (dezoito) anos.
087 Dispõe sobre a Vacinação Contra a Rubéola.
093 Autoriza o Poder Executivo a instituir o Projeto “Tudo Limpo”.
095 Institui Programa de Prevenção Audiovisual para Alunos da Rede Municipal de Ensino.
097 Institui prioridades na marcação de Consultas Médicas na Rede Municipal de Saúde.
109 Institui a Semana Municipal de Prevenção Contra Doenças.
115 Cria o Serviço de Atendimento Domiciliar na Secretaria de Saúde, destinado a atender Pessoas Deficientes.
119 Isenta de Taxas de Sepultamento a famílias de doadores de órgãos e tecidos humanos para transplantes.
126 Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Troca Ecológica (Lixo).
134 Institui a Semana da Saúde e Prevenção de Acidentes.
152 Dispõe sobre fixação de Placas Informativas nas salas dos estabelecimentos médico-hospitalar da Rede Municipal.
210 Dispõe sobre a Criação do Serviço de Inspeção Sanitária para Produtos de Origem Animal e Vegetal.
212 Proíbe Serviços Funerários próximo ao Hospital e a Casa de Saúde Municipais.
249 Normatiza a Coleta de Lixo doméstico nos edifícios residenciais e comerciais.
251 Institui Obrigatoriedade à Médicos e Odontólogos da Rede Municipal de Saúde.
268 Cria a obrigatoriedade de Palestras de Combate às Drogas, ao Fumo e Bebidas Alcoólicas, nas Escolas Municipais.
284 Dispõe sobre as ações de saneamento e vigilância sanitária, estabelecendo as sanções respectivas.
292 Torna obrigatório a colocação de Placas em Postos de Saúde (Com Nome dos Médicos e Horário de Atendimento).
309 Institui a "Semana Municipal de Doação de Sangue".
312 Institui Obrigatoriedade de Combate à Formiga Cortadeira no Município.
314 Estabelece normas para fiscalização sanitária de restaurantes e similares no Município.
329 Cria o Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
347 Torna obrigatório nas Escolas do Município, a presença de profissionais habilitados a prestar primeiros socorros.
352 Torna obrigatório nas prescrições médicas e odontológicas, o nome do medicamento genérico.
353 Disciplina a instalação de Usinas Nucleares, depósitos de “Lixo atômicos” e/ou radiativo de qualquer natureza.
361 Obriga os estabelecimentos que vendem bebida em lata, explicitar em placas indicativas alerta sobre leptospirose.
379 Disciplina a coleta do lixo infecto-contagioso.
384 Obriga a inspeção anual do estado geral de saúde dos alunos dos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino.
386 Institui o Programa “ISS-SAÚDE” e autoriza o Município firmar convênio com empresas prestadoras de serviços.
388 Institui o Dia Municipal de Preservação da Visão.
396 Proíbe o Ato de Fumar nas Repartições Públicas e nas Reservas Florestais do Município.
414 Cria a Farmácia Central da Prefeitura do Município - FARMACEN.
416 Cria o Programa Municipal de Esgotamento Sanitário - PROMES.
419 Cria o Conselho de Alimentação Escolar.
430 Dispõe sobre a prestação de serviços de inalação e de medição de pressão nas farmácias e drogarias do Município.
435 Obriga fixar cartaz contendo o Artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente em Postos de Saúde e Hospitais.
447 Dispõe sobre a obrigatoriedade do plantão do farmacêutico responsável, nas farmácias e drogarias.
449 Dispõe sobre o funcionamento permanente e ininterrupto dos postos de saúde.
453 Institui o Programa de Atendimento a Criança e ao Adolescente com Asma e Bronquite.
461 Dispõe sobre a inclusão de noções de primeiros socorros no Programa curricular de ciências.
466 Obriga em todas Escolas, Inclusão de Aula Semanal, sobre os Danos a Saúde pelo Uso do Fumo, Álcool e Tóxicos.
471 Institui o Plano de Saúde Preventiva do Idoso - Programa de Distribuição de Leite.
473 Institui a Campanha Permanente de Prevenção do Câncer Ginecológico e Mamária.
477 Dispõe sobre a Criação da carteira da gestante.
478 Institui na Secretaria Municipal de Saúde, o serviço de orientação e preservação a Saúde Física e Mental da Mulher.
481 Dispõe sobre a Obrigatoriedade da instalação de filtros e purificadores de água no Município.
490 Obriga todo feirante a embalar em sacos plásticos, os resíduos oriundos de sua atividade nas Feiras Livres.
491 Dispõe sobre a realização de Programa de ações preventivas em saúde bucal.
494 Autoriza a implantação de Zonas Especiais de Livre Freqüência para controlar e instruir a prática saudável do sexo.
497 Dispõe sobre a cobrança das despesas de atendimento médico-hospitalar, nas unidades de saúde do Município.
498 Dispõe sobre a Obrigatoriedade do exame da próstata ao servidor Municipal.
499 Dispõe sobre a forma de acondicionamento de ferro-velho, sucatas e materiais reutilizáveis ou recicláveis.
500 Proíbe colocação de vasos ou similares que contenham água, sobre os jazigos do cemitério municipal.
506 Dispõe sobre a obrigatoriedade de caixa de primeiros socorros e endereços de hospitais no interior dos ônibus.
510 Dispõe sobre a Obrigatoriedade da vacinação anual contra a gripe em todos os funcionários Públicos Municipais.
524 Institui a semana de prevenção e controle da diabetes e colesterol no Município.
525 Institui o passe de ônibus gratuito para portadores de doenças crônicas.
536 Institui a "Semana de Prevenção e Controle da Osteoporose" no Município.
539 Dispõe sobre Ação de Escovação Diária, destinado aos Alunos de Creches e Escolas.
541 Dispõe sobre a implantação de centro de atendimento e recuperação de toxicômanos.
556 Dispõe sobre a Obrigatoriedade do fornecimento de protetor de papel descartável para assento de bacia sanitária.
564 Proíbe a utilização de alimentos geneticamente modificados na merenda escolar de escolas públicas no Município.
565 Obriga a Realização Anual da Avaliação Oftalmológica e Auditiva nos Alunos da Rede Municipal.
567 Dispõe sobre os direitos básicos dos portadores o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
569 Cria o Programa Municipal de Controle da Natalidade de Cães e Gatos no Município.
574 Proíbe a produção e a comercialização de alimento que contenha ovo cru.
585 Dispõe sobre obrigatoriedade da Prefeitura, construir poços artesianos, em setores onde falta água potável.
592 Cria na Secretaria da Educação, o Programa e Alerta sobre os Males das Drogas.
593 Dispõe sobre a Obrigatoriedade do Teste da Aids, em todas as crianças nascidas na cidade.
598 Dispõe sobre atendimento preferencial a deficientes físicos, idosos e gestantes nos postos de saúde e hospitais.
602 Institui no âmbito do Município o Programa Mulher - Sua Saúde, Seus Direitos.
611 Dispõe sobre o Conselho Municipal de Entorpecentes - COMEN.
613 Institui o Programa e Vacinação para "Hepatite B".
617 Proíbe a aplicação de tatuagens e adornos na forma que especifica.
619 Permite à Prefeitura fiscalizar o teor de flúor na comercialização de água mineral no Município.
621 Obriga ao comérgio de gêneros alimentícios com área igual ou superior a 350 m2 a manter frigorífico de resíduos.
622 Obriga bares, boates e congêneres, imprimir seus convites os slogans, "Se Beber Não Dirija e Drogas - Diga Não".
624 Obriga clínicas de bronzeamento artificial colocar avisos alertando seus usuários da exposição aos raios ultravioleta.
625 Obriga a Secretaria da Saúde a informar aos familiares do falecido os procedimentos para para execução do enterro.
627 Obriga a execução de limpeza e desinfecção periódica de caixas d´água.
635 Obriga o fornecimento de água potável a população, aos proprietários de poços artesianos ou semi-artesianos.
636 Institui o Serviço de Internação Domiciliar e dá outras previdências.
641 Institui o Programa Municipal de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis.
646 Institui o Dia Municipal de Diagnóstico e Prevenção da Osteoporose.
648 Institui o Dia do Trabalhador da Saúde, a ser comemorado anualmente no dia 12 de Maio.
652 Institui o Conselho Municipal de Segurança Alimentar - COMSEA.
669 Institui a Semana Preventiva do uso de Drogas no Município.
673 Institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Pele.
676 Institui a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência.
680 Institui a Semana da Água no Município.
684 Institui a divulgação da relação de entidades dos Narcóticos Anônimos, nos Postos de Saúde e repartições.
685 Institui a distribuição de cartilha de Primeiros Socorros aos motoristas de meios de transporte de passageiros.
688 Institui a Campanha de Palestras Escolares de Prevenção do Alcoolismo.
689 Institui a "Semana Municipal do Aleitamento Materno".
693 Fixa prazo para a realização de consultas e exames médicos especializados nas unidades da Rede Pública Municipal.
694 Fica autorizado o poder Público à instituir o Programa de Saúde Ocular para alunos da Rede Municipal de Ensino.
696 Exige dos hospitais Programa de Orientação da Gestante sobre eventuais efeitos colaterais e métodos de aborto.
700 Obriga a limpeza e higienização dos reservatórios de água, para fins de manutenção dos padrões de potabilidade.
703 Estabelece normas para registro de medicamentos fornecidos pelo Fundo Social de Solidariedade.
706 Estabelece normas para Instalação e Funcionamento de Serviços de Destinação Final de Corpos de Animais.
716 Dispõe sobre o atendimento de primeiros socorros nos grandes parques Municipais.
717 Dispõe sobre a criação e implantação do “Programa de Reciclagem de Lixo”.
726 Obriga os hospitais, postos de saúde e clínicas apresentarem quadro de identificação de corpo médico.
732 Determina a implantação de Sistema de Tratamento de Lixo Hospitalar.
733 Dispõe sobre a instalação de dispositivo para destruição de seringas descartáveis nos estabelecimentos de saúde.
747 Dispõe sobre o Programa “Pão Saúde”.
756 Dispõe sobre a disponibilidade nos motéis e similares, de preservativos masculinos e femininos aos freqüentadores.
758 Institui o “Programa Médico da Família”.
761 Cria o Programa Municipal de Prevenção Contra a Rubéola na Gestação.
767 Autoriza criação de unidade móvel de saúde para prestar Atendimento Médico Oftalmológico à população.
771 Autoriza implantar o Programa de Prevenção às Verminoses, Viroses e outras doenças na Rede Pública de Ensino.
778 Autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar convênio com empresas distribuidoras de medicamentos.
787 Autoriza o fornecimento de medicamentos e insumos destinados ao tratamento e controle do diabetes.
795 Autoriza o Poder Executivo a Criar e Instalar o Abrigo Municipal de Animais.
815 Autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o Programa Serviço Público Recicla.
817 Concede licença a Funcionários Públicos Municipais para a realização de Exames de Prevenção ao Câncer.
828 Cria o Fundo do Conselho Municipal de Entorpecentes.
829 Cria o Fundo Municipal Antidrogas.
835 Determina a cassação do alvará de funcionamento das farmácias reincidentes na venda ilegal de anabolizantes.
845 Disciplina o funcionamento de clubes, academias e outros que ministrem atividades físico-desportivo-recreativas.
852 Estabelece Programa, Elaboração e Publicação de Cartilha de Orientação e Prevenção à Gravidez na Adolescência.
853 Dispõe sobre a adaptação de ambulância do Município como UTI Móvel, para locomoção de pacientes do SUS.
855 Dispõe sobre aquisição de ambulatório móvel para atendimento médico e dentário às Comunidades Rurais.
856 Dispõe sobre a aquisição de máquina trituradora de pneus e derivados de borracha.
858 Dispõe sobre a Campanha Educativa no Combate ao Uso de Drogas em Diversões Públicas.
862 Dispõe sobre a comercialização de bebidas alcoólicas em locais que menciona.
865 Dispõe sobre a concessão de alvará de funcionamento para instalação de farmácias, drogarias e afins.
878 Dispõe sobre a criação do Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama.
879 Dispõe sobre a criação do Programa de Acuidade Visual nas Emeis e Creches localizadas no Município.
881 Dispõe sobre a criação do SISCAN - Sistema Municipal de Registro de Câncer.
886 Dispõe sobre a discriminação de remédios nas receitas médicas emitidas no âmbito do Município.
889 Dispõe sobre a Forma de Escrever apresentada por Médicos e Dentistas em suas Receitas Emitidas no Município.
900 Dispõe sobre a locomoção de pacientes do SUS em ambulâncias do Município.
906 Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame de audiometria nas maternidades e hospitais.
908 Dispõe sobre a obrigatoriedade de medidas para evitar criadouros de Aedes Aegypti e Aedes Aegypti Albopictus.
910 Obriga a afixação nos cardápios, os ingredientes de cada refeição, nos estabelecimentos comerciais.
916 Dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os hospitais possuírem macas dimensionadas para pessoas obesas.
920 Dispõe sobre a oferta de cadeiras de rodas e macas nos postos de saúde do Município.
925 Dispõe sobre a prescrição de medicamentos genéricos em receitas médicas no âmbito da Rede Municipal de Saúde.
934 Dispõe sobre a realização de cirurgia plástica pelos hospitais da Rede Pública, na forma que especifica.
944 Adota medidas de segurança contra subtração e troca de incapaz (recém-nascidos) no Hospital Municipal.
945 Dispõe sobre afixação de cartaz alertando sobre os males da exposição ao sol aos freqüentadores de clubes e afins.
955 Determina aos hospitais, clínicas e casas de saúde, de afixar informações sobre os direitos e deveres dos pacientes.
956 Dispõe sobre elaboração e distribuição de Cartilha de Orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST.
962 Dispõe sobre o controle de populações animais, bem como o controle de zoonoses no Município.
965 Dispõe sobre o incentivo à doação de medicamentos à Farmácia Comunitária Municipal.
966 Dispõe sobre o oferecimento de merenda escolar no período de férias, para alunos carentes da Rede Municipal.
970 Dispõe sobre a Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher nos serviços de urgência e emergência.
972 Dispõe sobre o programa de prevenção e controle do diabetes nas crianças e adolescentes nas creches e EMEIS.
973 Dispõe sobre o Programa Escola Domiciliar para alunos enfermos matriculados na Rede Municipal de Ensino.
981 Dispõe sobre os direitos do portador do vírus HIV e do doente de AIDS.
985 Proíbe o agenciamento de serviços funerários nas dependências dos Estabelecimentos Públicos de Saúde.
989 Estabelece a disposição de água potável nas farmácias e drogarias do Município.
990 Obriga a afixação de cartazes educativos sobre prevenção da Aids, em quartos e apartamentos de motéis
 Fonte: http://www.projetosdelei.com.br/politica/projetos/saude.html