sexta-feira, 13 de abril de 2012

Diabetes, uma doença que vem crescendo cada vez mais.



    O índice de pessoas com diabetes no Brasil é de aproximadamente 12 milhões de pessoas . A diabetes é uma doença onde há uma elevação de glicose no sangue.

 Os alimentos que comemos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar que é absorvido pelo sangue , chamada de glicose. A glicose é usada pelos tecidos do nosso corpo como energia , mas para ter a utilização da glicose é necessário a presença de uma substância desenvolvida no pâncreas chama insulina. 

Quando a glicose não é bem utilizada no nosso organismo , podemos desenvolver a diabetes.
Existem três tipos de Diabetes, a Diabetes tipo 1,  tipo 2, e a gestacional.

A diabetes tipo 1 é conhecida como diabetes insulinodependentes, a produção de insulina produzida no pâncreas é pouca para que a glicose tenha um bom funcionamento , esse tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais freqüente em crianças e adolescentes.

Diabetes não insulinodependente , a tipo 2  corresponde a 90% dos casos de diabetes no país, ligada a obesidade,sedentarismo e maus hábitos alimentares  nesta diabetes encontra-se a presença de insulina no corpo , porém ela é dificuldade pela obesidade , denominado por resistência insulínica.

A diabetes gestacional é a presença elevada de glicose no sangue durante a gravidez, nessa caso  é que as mulheres que têm diabetes gestacional  tem mais chance de desenvolver .

Ao adquirir a doença,  metade dos portadores desconhecem a diabetes pois esta  é pouco sintomática porém quando presentes os sintomas mais comuns são:  urinar  excessivamente, sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada, infecções freqüentes principalmente as de pele.

Para diagnosticar a diabetes é necessário procurar um médico e fazer o teste de glicose, a glicose normal do ser humano é de  no máximo 99m/g, se o resultado exceder o normal há grande risco da pessoa ser diabética.

O governo brasileiro age através do SUS promovendo testes gratuitos de glicose e atendimento médico e nutricional para o portador da doença e promovendo campanhas alertando os perigos da diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário