quarta-feira, 11 de abril de 2012

Os transplantes de orgãos no Brasil


    O numero de transplantes realizados no Brasil vem crescendo cada vez mais. O pais tem investido muito na especialização  de suas equipes. Hoje contamos com mais de 200 equipes especializadas . A maioria dos médicos fizeram pós- graduação na Europa e nos Estados Unidos com a ajuda de financiamentos feitos pelo governo brasileiro.
    O Brasil possui 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar  transplantes.  Trata-se de um dos maiores programas públicos  de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Alem disso, o Sistema Público de Saúde financia mais de 95% dos transplantes realizados no Brasil e também subsidia todos os medicamentos imunossupressores para todos os pacientes, incluindo azatioprina; ciclosporina; tacrolimus; micofenolato-mofetil; rapamicina e anticorpos contra receptores de linfócitos (OKT3, anti-IL-2R).
    Nosso pais é também o segundo que mais faz transplantes renais,perdendo apenas para os Estados Unidos. O numero de transplante de pâncreas também apresentou um aumento de 20% nos últimos anos. Em contrapartida,os transplantes cardíacos não estão tendo o desenvolvimento esperado. Esse problema deve-se,provavelmente, ao fato de não termos equipes de cardiologistas e cirurgiões cardíacos prioritariamente dedicados a este procedimento.
  A legislação brasileira apresenta uma lei (Lei nº 9.434/1997 e Lei nº 10.211/2001) na qual afirma ser a doação de órgãos algo gratuito e que seja beneficente aos receptores e não maléfica aos doadores vivos.
    Alem de investir na capacitação de profissionais para realizar os transplantes de órgãos o governo também tem realizado muitas campanhas publicitárias para conscientizar a população da importância do ato de doar  seus órgãos . Mas,infelizmente,mesmo com todo esses esforços ainda temos muitos pacientes aguardando na fila de espera por uma doação.
    É importante que as pessoas informem aos seus familiares o desejo de ser um doador,assim poderemos salvar muito mais vidas! Vale lembrar também que, no caso de alguns órgãos,a doação pode ser realizada em vida (é o caso dos rins,medula óssea,parte do fígado ou do pulmão ) .

Um comentário: