A saúde publica no Brasil só passou a ser tratada efetivamente pelo estado, na década de 1930. Com a crescente industrialização e desenvolvimento econômico, começa e existir uma grande e precariedade no trabalho e logo o governo e Getúlio Vargas teve que tomar algumas providencias com politicas publicas para manter o controle social. Foi dividida então entre dois setores, uma da saúde publica e outra no de medicina previdenciária. A saúde publica nessa época era para toda a população e se restringia principalmente em campanhas de higienização e de combates a endemias, coordenada pelo departamento Nacional de saúde. O segundo estava criado para instituições de aposentados e pensão cujo sistema obviamente era precário e na maioria das vezes não atendia a todos, como ainda acontece hoje.
Com a tomada dos militares ouve uma maior intervenção do estado, caracterizada pela bilateralidade da situação, ao mesmo tempo que se ampliou a cobertura da segurança social através da unicação da previdência social, ouve uma politica favorável ao capital privado. Uma situação onde havia exploração dos seguros de saúde e da previdência, além de serviços sociais dentro da própria empresa. O final dos anos de 1970 foi marcado por lutas sócias, o que contribuiu para uma mudança favorável á saúde. O principal fato segundo reportagens da época foram os debates em cima da democratização, ser uma coisa de todos e para todos, não apenas para poucos privilegiados... Deveria haver uma igualde.
Os principais avanços se deram principalmente com a criação do sistema único de saúde (SUS), a saúde que antes era baseada em cima de ações de prevenção a doenças e promoção publica, passa a ser, pelos menos na teoria, um direito de todos e obrigação do estado em cumprir esse papel de igualdade. Porem não e exatamente assim que ocorre, deixando o Brasil como um dos piores países do mundo com politicas publicas relacionadas a saúde, um pais que vem crescendo em um nível excelente deveria voltar seus olhos para a própria população, buscando acima de tudo um bem estar e um desenvolvimento saudável para todo o país.
Revolta da vacina - 1904


Nenhum comentário:
Postar um comentário