Saúde é definida pela Organização Mundial da saúde com um “estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”. (OMS / WHO, 1946).
Conhecido como SUS (Sistema Único de Saúde) atende a todos residentes no Brasil, não importa a classe social. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil 1988, Art.196). O cidadão deve ser atendido em um pronto-socorro, fazer consultas médicas, cirurgias, pré-natal, partos, exames, tratamento de doenças e vários outros procedimentos que cabe a um hospital. Cerca de 60% da população brasileira utiliza o SUS.
O SUS promove várias ações preventivas contra doenças, como hepatites, paralisia infantil, dengue. À AIDS, por exemplo, tem sido utilizada uma tática preventiva, com distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. Através do Sistema Único de Saúde é possível fazer o teste para detectar a enfermidade. Caso o resultado seja positivo, o paciente pode ser acompanhado por profissionais da saúde e fazer o tratamento gratuitamente.
Apesar de todos os benefícios que o SUS disponibiliza, os profissionais da saúde nem sempre são recompensados como deveriam, trabalhando demasiadamente e com ínfimos salários, além das unidades se encontrarem em um descaso total, em situações precárias.
O Sistema Único de Saúde tem muito a melhorar. Quem depende desse serviço tem um sofre com a demora no atendimento devido à grande quantidade de pacientes, à falta de aparelhos e de profissionais.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir