Queremos um serviço de saúde com mudanças. Mudanças no modelo de atenção, que não se farão sem mudanças no modelo de gestão.
Precisamos de um modelo humanizado de atendimento à população em todas as suas instâncias, com programas e projetos voltados para este fim, num processo de pactuação democrática e coletiva.
Historicamente as políticas públicas caracterizam-se como subordinadas aos interesses econômicos e políticos, embora deveriam ter um caráter de respeito à diversidade e ênfase nas necessidades da população carente.
Vale ressaltar que a onda de privatização é um grande impasse para a efetivação dos direitos sociais, que são gradualmente descartados em nome da lógica do mercado.
Assim, se faz necessário a organização da sociedade civil e da população em geral no que diz respeito a uma mobilização que reivindique a efetivação dos direitos sociais. Embora se saiba que no capitalismo não há possibilidade de atos altruístas. É preciso um movimento gigantesco rompendo com a indústria do dinheiro e instaurando uma nova sociabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário